OFICINA DA MÚSICA

Oficina da Música e Coro Infantil

 

A Casa do Povo de Tondela, lançou em 2009 um nova valência na associação, ligada ao ensino da música. Tendo consciência que no concelho de Tondela a Sociedade Filarmónica Tondelense se dedicava há já algum tempo e com competência ao ensino dos instrumentos de sopro, a Casa do Povo abriu o seu ensino aos instrumentos de corda, designadamente, violino, violoncelo, guitarra clássica e piano. Mais recentemente alargou o ensino ao acordeão.

Este projecto tem na sua génese não só a ideia de proporcionar o ensino da música, nomeadamente nos referidos instrumentos, mas também a constituição de uma orquestra de cordas que permitisse acompanhar o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela em algumas peças, sobretudo as de cariz mais clássico. E consolidado o projecto ao longo destes 9 anos, foram já muitos os alunos que connosco aprenderam a executar os referidos instrumentos musicais, alguns já universitários.

Foram também várias as actuações destes alunos em orquestra, designada de "Arc e Pizzicatos", acompanhando o Coro Polifónico.

Além de várias apresentações conjuntas em Tondela, no âmbito do Concerto de Advento, importa destacar, por marcantes, as actuações que a referida orquestra realizou a solo e em conjunto com o coral, em Condeixa, Figueira da Foz, Horta, Viseu e Ourense.

Estas três últimas actuações merecem uma particular referência porque se traduziram em momentos de inesquecível cooperação cultural entre a Casa do Povo de Tondela e o Grupo Coral da Horta. A orquestra  teve a possibilidade de se exibir na cidade da Horta em 2015, apresentando-se a solo e acompanhando o Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela e ainda e em simultâneo os dois grupos corais. Em 2016, voltou-se a repetir a experiência, quer num concerto na cidade de Viseu, quer na cidade galega de Ourense, numa organização do Grupo Coral aí residente.

Actualmente a Oficina da Música, com é designado este projecto da Casa do Povo, conta com cerca de 50 alunos, distribuídos pelo ensino do piano, violino, violoncelo, guitarra clássica e acordeão.

Desde o ano de 2015, foi também constituído um Coro Infantil que conta actualmente com cerca de 20 elementos.

Tem sido evidente o desenvolvimento deste projecto e é inquestionável a sua afirmação, sendo disso expressão a sua envolvência e participação no TOM de FESTA e na FICTON, em 2017, conjuntamente com a Sociedade Filarmónica Tondelense e o Coro desta casa, num espectáculo que envolveu a presença de cerca de 100 músicos e coralistas em palco.

Esta valência da Casa do Povo contou com o esforço de vários professores que aceitaram o desafio que lhes lançamos, sendo actualmente professores Susana Alves, professora de formação musical e directora do coral infantil, Elisabete Leal, professora de violino,  Lydia Pinho, professora de violoncelo, Gustavo Dinis, professor de guitarra clássica, e Rui Pedro professor de piano de acordeão. Mas o nosso agradecimento estende-se ainda a Dina Pinto, Cristóvão Ramalho, João Ventura, Jorge Santos e Filipa Cardoso, que também já ensinaram nesta casa.