POESIA E MÚSICA

Poesia e Música

Por:
Jorge Henriques
e António Nunes
 
Se poeta sou, sei a quem o devo
Ao povo a quem dou os versos que escrevo.

Manuel Freire e Fernando Manuel Bernardes

          

 

 
   

Os desafios são a alma da vida. Uma associação só pode crescer e manter-se viva se nunca cair na tentação de se acomodar e se permanentemente se reinventar. Quando o António Nunes apresentou a ideia da poesia e música na Casa do Povo imediatamente a mesma avançou, culminando com a realização do I Encontro de Poesia e Música em 18 de Março de 2006, na sede da Casa do Povo, na Estação. Cantar e recitar Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Carlos Ary dos Santos, António Gedeão e tantos outros, constituiu desafio maior para gente simples, mas de vontade. E no final deste  primeiro encontro tocaram-se as vontades para que a experiência se repetisse.

E repetiu! Logo em Julho de 2006, no mesmo local e com mais amigos e novamente em Novembro, este dedicado à poesia e às canções brasileiras. Estava sedimentada a iniciativa. Em 2007 e dado o aumento de amigos que nos visitavam nestes eventos os mesmos começaram a realizar-se no espaço do Mercado Velho. Em Abril de 2007 decorreu o IV Encontro dedicado a Zeca Afonso, numa noite memorável, com casa cheia.

E foi nesta onda de divulgação dos poetas da língua de Camões e dos cantores lusitanos que de quatro em quatro meses foram sendo realizados estes Encontros de Poesia e Música. Além dos já referidos, queremos destacar o IX Encontro, realizado no Mercado Velho, em Novembro de 2008, inteiramente dedicado aos Poetas do Concelho e que coincidiu com uma exposição aí realizada sobre a mesma temática.

Nota de relevo, o X Encontro realizado em nove de Maio de 2009, no Auditório Municipal e que contou com a presença de um dos últimos cantaautores do nosso país, de seu nome Pedro Barroso. Foi noite de reviver temas como "Viva quem canta", "Cantarei", "Menina dos Olhos de Água", "Bonita", etc, etc.

Ainda hoje temos na memória o bucólico das cancões com que José Almada nos brindou aquando da sua presença no XII Encontro de Poesia que decorreu no dia 9 de Julho de 2011, no Mercado Velho. Participante no antigo e famoso programa de televisão Zip Zip em 1969, autor de um dos mais belos discos de baladas do qual Sérgio Godinho dizia “Uma voz tão simples, palavras tão irónicas, arranjos tão belos”, referindo-se a "Homenagem" (LP 1970).

Nesse mesmo ano aventuramo-nos pela primeira vez, para além da língua mãe e no dia 10 de Dezembro, no Salão Paroquial de Tondela, em noite fria e chuvosa, mas de casa cheia, ousámos cantar The Beatles. Pela sala ouviu-se All You Need is Love, With a Little Help from my Friends, Michelle, Strawberry Fields Forever ou Blackbird. Notável a ajuda do Eki, da Uschi Buchberger e da Lara Fernandes.

Relevante foi também em 8 de Junho de 2013, nas comemorações dos 40 anos da Casa do Povo de Tondela, o XIV Encontro que contou com a presença do cantor Nuno Barroso, com o Auditório Municipal de Tondela completamente esgotado. No ouvido ficou-nos a canção A Ceifeira com poema de Fernando Pessoa, a sua voz e o modo impetuoso de tocar piano.

O desafio continua presente e aventam-se novos Encontros, sempre tendo como pedra basilar a amizade e a sua consolidação. Deixamos para que possam saborear um dos poemas mais marcantes, recitados nos nossos Encontros, de José Calos Ary dos Santos.